A Bandeira do Arco-Íris talvez seja o símbolo mais conhecido das comunidades gay. Seu uso data de 1978 quando ela apareceu pela primeira vez na 'San Francisco Gay and Lesbian Freedom Parade'. Um artista desta cidade, Gilbert Baker, criou a bandeira e, ajudado por trinta voluntários, costurou e tingiu a mão duas bandeiras gigantes para a marcha.
Estas tinham oito faixas, com cada cor representando partes da comunidade:
rosa choque para o sexo;
vermelho para o fogo;
laranja para a cura;
amarelo para o sol;
verde paraa natureza;
turquesa para as artes;
azul indigo para harmonia;
violeta para o espírito.
Esta bandeira foi rapidamente reconhecida como o símbolo que poderia representar a comunidade gay.
No ano seguinte Baker produziu bandeiras em massa atravésa da San Francisco Paramount Flag Company. Foi nesta época que as cores tiveram uma pequena alteração; problemas de produção impediram que o rosa-choque e turquesa aparecessem na bandeira produzida comercialmente.
Paralelamente, azul real substituiu o azul indigo por ser uma cor mais fácil de se encontrar. Foi esta a versão que se espalhou pelo mundo e rapidamente tornou-se o símbolo conhecido que é hoje. É reconhecida oficialmente pelo International Congress of Flag Makers.
A maior bandeira do arco-íris apareceu em 1994, no 25th Anniversary of Stonewall Celebration, com cerca de 10m de larga 15m comprimento e foi carregada pelas ruas de Nova York. Uma das variações mais comuns da bandeira do arco-íris são os freedom rings, criados por David Spada.
By Ane Camargo (49) 9101.1313